O INÍCIO DA INVOCAÇÃO MARIANA
ESPANHOLA NO BRASIL
Segundo a hipótese mais difundida, a capela teria sido construída a partir de 1603 por ordem de Diego de Amorim Soares, senhor do engenho de açúcar da fazenda da região onde hoje está localizada a Lagoa Rodrigo de Freitas. A capela foi dedicada no ano de 1604à Nossa Senhora da Cabeça como uma homenagem relacionada a Martim de Sá, primeiro governador carioca que inicia seu governo em 1602. Entende-se mais ainda a homenagem do título da capela quando se conhece a origem de sua esposa – Dona Maria de Mendoza y Benevides, filha de D. Manuel de Benavides (Mestre de campo de todas as milícias da Andaluzia e Reino de Jaén e governador da cidade de Cádiz na Espanha) dentro do contexto da União das Coroas Ibéricas, aproximando as famílias fidalgas de Portugal e Espanha. É ela que trouxe as duas primeiras imagens de Nossa Senhora da Cabeça para o Brasil.Uma ficou na citada capela dedicada à Virgem Mariae que não chegou aos nossos dias e a segunda ficou na Sé Velha, no morro do Castelo e que se quebrou quando passada para outra igreja.
Vale salientar que a iconografia da imagem passa por uma significativa releitura. Após quatro séculos da devoção no Brasil, observandoas primeiras imagens originadas de cidade de Cádiztrazidas para o Rio de Janeiro no início do século XVII para a imagem que conhecemos hoje, concluímos que, além da imagem ser uma senhora de cor branca, a Virgem recebe em sua mão direita uma cabeça como um ex-voto que substituia provinda da Espanha que tinha um Madroño - fruto próprio da região de Andaluzia. Segundo a tradição. Isto se dá porque um homem, condenado à morte por degolamento, jurando inocência, pede um milagre à Nossa Senhora da Cabeça. Próximo à sua execução, chega o indulto real trazendo o perdão do condenado. Após o ocorrido, o homem manda fazer uma cabeça de cera e a deposita aos pés da imagem em agradecimento.Deste fato em diante a imagem de Nossa Senhora da Cabeçano Brasil se espalha segurando sempreo ex-voto em suas mãos.
Esse fato vem ao encontro de análises de diversos pesquisadores que identificam o crescimento dos ex-votos em todo o Brasil durante o século XVIII como uma maneira própria de testemunharem suas graças alcançadas de diferentes expressões culturais e artísticas. Muitas delas, além de objetos em cera ou madeira também se percebem pinturas feitas para comunicar os malefícios que foram miraculosamente afastados.
Até os dias de hoje os fiéis acorrem à específica invocação mariana para alcançarem curas dos mais diversos tipos de patologias físicas da cabeça, além das questões psíquicas. Muitos também acorrem à invocação para que sejam bem sucedidos em exames acadêmicos e ao pedido de auxílio para as difíceis decisões da vida.
.png)
Os primeiros relatos que temos hoje desta devoção espanhola no Brasil vem da pequena capela de cinquenta metros quadrados localizada em nossa cidade, no bairro do Jardim Botânico. Hoje a capela encontra-se no terreno da Casa Maternal Mello Matos fazendo parte da rede de obras sociais e educacionais de nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Um abrigo com cerca de 160 crianças com idades entre 2 e 14 anos e administrada pela Congregação das Carmelitas Descalças Serva dos Pobres conhecidas pelo trabalho que exercem no “bar das freiras” localizado nos pilotis da PUC-Gávea.