top of page

HISTÓRIA DA VISÃO E PRIMEIRO MILAGRE DE NOSSA SENHORA DA CABEÇA

       A devoção à Nossa Senhora da Cabeça surge na região de  Andaluzia, Sul da Espanha, quando a Virgem Maria aparece em Andújar, no lugar mais alto da Serra Morena - o Monte Cabeça.

A história conta que um  soldado das cruzadaschamado Juan Alonso de Rivas, natural de Granada, mutilado na guerra contra os muçulmanos, perde um braço e, por isso, passa a ser pastor de ovelhas. Juan era um grande devoto de Maria Santíssima e sempre quando estava trabalhando com suas ovelhas, ficava rezando e pedindo a proteção de Nossa Senhora para si e seus familiares.

            No dia 12 de agosto de 1227, quando estava com seu rebanho perto do Monte Cabeça, de repente, Juan vê uma grande luz e ouve um barulho de um sininho tocando perto de onde estava. O pequeno objetoencaixado em um galho de árvore não silenciava.          Aproximando-se, vê dentro de uma gruta que ficava no cume do monte, uma imagem de Nossa Senhora.

Em seguida ele ouve uma doce voz que vem do Céu que lhe pedepra não ter medo diante do fato. Nossa Senhora diz para que vá até o povoado de Andujar, que fica a trinta quilômetros da Serra Morena e fale de sua visão. Pediu também que Juan falasse para toda a cidade que Deus pedia a conversão de todos e que fosse construída naquele lugar uma grande igreja.

            Com medo que os moradores do povoado não acreditassem nele, Juan pede à Nossa Senhora que lhe dê um sinal. Nesse momento o braço mutilado é refeito. Não se contendo de tanta alegria, corre ao povoado e todos ficaram maravilhados ao verem-no com o braço novamente em seu corpo. O santuário é construído conforme pedido e desde este tempo, milhares de pessoas realizam suas peregrinações à Serra Morena para venerarem a “Morenita y pequeñita¡ Viva laVirgen de laCabeza!” como aclamam em alta voz até hoje os devotos espanhóis à pequena imagem da virgem de cor morena.

Paróquia Nossa Senhora da Cabeça

bottom of page